DAT registra maior produtividade na conclusão de procedimentos

De acordo com o delegado Juseilton Costa e Silva, o maior destaque se deu no aumento de registros de Boletins de ocorrências em relação às infrações de trânsito. – Fotos: Ascom/PCRR

Dados da DAT (Delegacia de Acidentes de Trânsito) da PCRR (Polícia Civil de Roraima) apontam um aumento considerável na produtividade do trabalho realizado pelos policiais que atuam na Especializada, reforçando assim a presença da Polícia Civil na conclusão dos procedimentos de investigação, com relação a acidentes de trânsito.

Um balanço geral sobre os atendimentos realizados durante o ano que passou, foi realizado pelo delegado titular da DAT, Juseilton Costa e Silva. De acordo com ele, o maior destaque se deu no aumento de registros de Boletins de ocorrências em relação às infrações de trânsito.

No ano de 2020 foram registrados 796 BOs na DAT e outros 1876 nas demais delegacias, estes encaminhados à DAT para providências.

Já em 2021 foram registrados 791 BOs na especializada e outros 2980 nas demais delegacias. Totalizando 2652 boletins em 2020 e 3771 em 2021, um aumento de 42,19%.

Para Juseilton Silva, os dados apontam um lado positivo.

“Se comparado com 2020, a produtividade da DAT mais do que dobrou. Isso tem um lado bom, da questão da presença da Polícia Civil na conclusão dos procedimentos de investigação, com relação a crimes de trânsito”, afirmou.

Contudo, para o delegado há também um lado negativo.

“A demonstração de que aumentou também a questão dos crimes praticados na malha viária da nossa cidade. E nós temos tido um aumento considerável dos crimes de embriaguez ao volante, alguns que ainda culminam com a morte no trânsito”, revelou.

Os dados apresentados apontam ainda em 2021 a realização de 16 APFs (Auto de Prisão em Flagrante) e 37 TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Já em 2020 foram 10 APFs e 21 TCOs.

O delegado deu destaque ainda aos crimes de trânsito ocorridos com motoristas de aplicativos.

“Os acidentes com os motoristas de aplicativos têm aumentado. A gente solicita, faz um apelo, para que tomem mais cuidado na condução do veículo, para que possamos também ter um trânsito mais seguro na nossa cidade”, frisou Silva.

A conscientização de condutores foi apresentada pelo delegado como uma saída para redução desses números.

“É preciso uma conscientização maior para os condutores sobre a proibição legal de que após beber não se pode conduzir veículos, nós temos tido muito destes crimes na nossa cidade. Também não adianta somente a sinalização horizontal e vertical, é preciso, repito novamente, a conscientização dos condutores para que nós possamos chegar em um nível aceitável de acidentes de trânsito na Capital ”, avaliou.

Veja também

Topo