IFRR firma acordo com Seadi para realização de análise química de solos em Roraima

Assinatura da cooperação técnica ocorreu nesta sexta-feira, 20, no gabinete da Reitoria do instituto. – Fotos: Gildo Júnior

Nesta sexta-feira, 20, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio do Campus Novo Paraíso (CNP), firmou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi). O documento foi assinado, no gabinete da Reitoria do IFRR, pelo reitor em exercício do instituto, Sivaldo Souza Silva, e pelo secretário da Seadi, Emerson Carlos Baú.

O acordo permitirá a coleta de amostras de solo do estado, a realização de exames laboratoriais para análises químicas de solo, a verificação de suas características quantitativa e qualitativa, e a emissão de laudo técnico-laboratorial. A intenção é otimizar as práticas de manejo dos solos de modo que elas sejam direcionadas para as reais necessidades do agricultor familiar, permitindo um cultivo de forma sustentável.

Entre as atribuições do IFRR estão a capacitação de técnicos da Seadi para realizarem a coleta de solos e o treinamento de laboratoristas para atuarem no laboratório de solos do Campus Novo Paraíso, usando materiais, insumos e reagentes fornecidos pela secretaria. Também ficará a cargo do instituto fazer a análise dos solos coletados pela Seadi mensalmente e emitir o laudo com as informações químicas. A vigência do acordo será de 24 meses, com finalização prevista para maio de 2024.

Durante a assinatura do acordo, a diretora-geral do CNP, professora Vanessa Vasconcelos, afirmou que o campus, que já atua com expertise no eixo tecnológico de recursos naturais, poderá continuar contribuindo para as áreas de agricultura e de pecuária por meio dessa parceria. “A partir da análise do solo é possível identificar o que precisa ser corrigido para que o produtor tenha uma melhor produtividade, para que ele possa ter uma produção com mais eficiência, gerando mais retorno e, consequentemente, maior desenvolvimento para a região e para o estado”, disse.

O secretário da Seadi, Emerson Carlos Baú, explicou o que representa a parceria. “Trata-se de um grande passo para andarmos juntos em prol do desenvolvimento do Estado de Roraima na formação de novos profissionais, novos empresários, novos gestores”, afirmou. O gestor ainda falou sobre o papel dos envolvidos. “O Instituto Federal tem este dinamismo e está próximo do estudante, do mercado; e o governo do estado, do governador Antonio Denarium, busca trabalhar essa parte do desenvolvimento, na melhor formação e profissionalização, conciliando produção e sustentabilidade, indo ao encontro do alinhamento educacional promovido pelo IFRR”, concluiu.

Já o reitor em exercício do IFRR, professor Sivaldo Souza, reiterou a relevância da parceria entre o instituto e a Seadi, destacando a grande potencialidade agrícola e o reconhecimento de atuação institucional nessa área, abrangendo a agricultura familiar, o pequeno produtor, o médio produtor e o grande produtor, e, indiretamente toda a população de Roraima e de outros estados vizinhos. Além disso, Souza esclareceu que os estudantes da instituição serão beneficiados por meio dessa aproximação entre a academia, a instituição, e o poder público, o Poder Executivo e os demais poderes. “A partir daí, surge oportunidade de trabalho, de estágio, de intercâmbio e de possibilidades de atuação no mundo do trabalho”, complementou.

 

Veja também

Topo