As pessoas interessadas em contribuir para a consulta pública podem acessar a minuta da regulamentação do programa no site do IFRR e enviar a opinião ou sugestão para a Coordenação de Apoio a Assuntos Estudantis
A partir de segunda-feira, dia 2 de janeiro, estará aberta a consulta pública para a regulamentação do Programa de Monitoria para estudantes dos cursos técnicos e de graduação presenciais do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima). A minuta do programa já está disponível ao público para consulta por meio do link https://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/ensino/consulta-publica.
As pessoas interessadas em opinar sobre o programa ou contribuir com alguma sugestão podem enviar as manifestações para o e-mail da Coaest (Coordenação de Apoio a Assuntos Estudantis), coaest@ifrr.edu.br, até o dia 31 de janeiro.
O Programa de Monitoria do IFRR é uma política institucional que visa contribuir para o fortalecimento da qualidade de ensino dos cursos técnicos e de graduação presenciais por meio de monitoria, que é uma ação pedagógica voltada para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e para a elevação do índice de permanência e êxito de estudantes dos cursos técnicos e de graduação presenciais do instituto.
Com ações que promovem o protagonismo de estudantes participantes do programa, possibilitando que vivenciem atividades didáticas, a monitoria prevê a realização de atividades, como estudo, planejamento, apoio direto para demais estudantes, que serão definidas no Plano de Trabalho de Monitoria, acompanhadas e avaliadas por um professor orientador ou professora orientadora e pela coordenação de curso correspondente.
O programa visa também conceder auxílio financeiro e promover reforço escolar para estudantes que participem da monitoria. O quantitativo de bolsas acadêmicas será definido conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do IFRR.
Monitoria
É a modalidade de ensino-aprendizagem, dentro das necessidades de formação acadêmica, que tem como um dos objetivos principais despertar o interesse pela docência (ação de ensinar; exercício do magistério), por meio do desempenho de atividades ligadas ao ensino. Possibilita a apropriação de habilidades em atividades didáticas, com a participação em diversas funções de organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos.
Consulta pública
É um mecanismo de participação social não presencial, com período determinado para encerrar-se, extensivo a todos os cidadãos e cidadãs, ou seja, qualquer pessoa pode participar. Tem a finalidade de subsidiar o processo de tomada de decisão e de edição das normas da administração pública e, para atender aos anseios da população, a instituição oferece maneiras de receber a contribuição das pessoas interessadas em participar da ação democrática.