Polícia Militar de Roraima apreende 3 toneladas de minério

O minério foi apreendido durante patrulhamento ostensivo pela RR-205 e pode ser proveniente de garimpo ilegal. – Foto: Divulgação

Policiais do Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário) apreenderam na madrugada desta quinta-feira, dia 26, três toneladas de minério aparentando ser cassiterita, no loteamento Caburaí, próximo ao Anel Viário.

O minério foi apreendido durante patrulhamento ostensivo pela RR-205. Os policiais avistaram três veículos em atitude suspeita, com sujeira de barro, aparentemente fazendo escolta de um micro-ônibus que tinha indícios de que realizava o transporte de algo pesado, pois estava muito baixo.

No momento da abordagem, o veículo que fazia escolta atrás parou na via e ficou observando o procedimento por aproximadamente três minutos e logo em seguida se deslocou. Após isso, os policiais abordaram o veículo e em uma busca encontraram alguns sacos contendo minério aparentando ser cassiterita.

Ao ser questionado, I.D.S.A, de 66 anos, um dos envolvidos, disse que o mineral era proveniente de garimpo da região do Boqueirão e que o proprietário do mineral havia contratado ele para realizar o transporte da carga até Boa Vista. O pagamento seria R$ 1,00 por cada quilo transportado.

Os envolvidos e o minério apreendido foram encaminhados para a Polícia Federal, que adotará os procedimentos legais. Na sede da Polícia Federal, durante a checagem do material apreendido, foram contabilizados 61 sacos contendo o minério.

Os policiais informaram ainda que o segundo envolvido, A.B, de 60 anos, fazia o contato via rádio de comunicação com os outros dois veículos que faziam a escolta do veículo para se livrar de uma possível abordagem policial.

Isaque Santiago

 

Veja também

Topo