Profissionais do sul de Roraima participam de formação sobre Novo Ensino Médio e Documento Curricular

O evento acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h, no ginásio do CEM João Rodrigues da Silva. – Fotos: Ascom/Seed

Para discutir estratégias de implementação do NEM (Novo Ensino Médio) e do DCRR (Documento Curricular de Roraima), técnicos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) vão estar no município de São Luiz do Anauá nesta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, para um encontro formativo.

O evento acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h, no ginásio do CEM (Colégio Estadual Militarizado) João Rodrigues da Silva, e é voltado aos gestores e coordenadores pedagógicos de escolas de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe.

“O professor vai receber a capacitação de acordo com a área equivalente de formação. Esta ação vem se repetindo nos municípios e vai continuar acontecendo. Ela é contínua, e o conteúdo, neste momento, são os documentos curriculares do Ensino Fundamental e Médio e a implementação do NEM”, disse a diretora do DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed, Nildete Melo.

O encontro é uma iniciativa da Seed por meio do DEB, Ceforr (Centro Estadual de Formação de Profissionais da Educação de Roraima) e equipe ProBNCC (Programa da Base Nacional Comum Curricular).

Novo ensino Médio

A implementação do Novo Ensino Médio teve início neste ano obrigatoriamente em todo país com as primeiras séries, de acordo com a realidade de cada Estado.

Atualmente, das 153 escolas estaduais de Ensino Médio na rede estadual, 14 já implementaram o NEM no Estado.

No interior, as unidades são a Escola Indígena José Marcolino (Pacaraima), Presidente Castelo Branco e José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), José de Alencar (Rorainópolis), Padre José Monticone (Mucajaí) e Geraldo da Silva Pinto (Alto Alegre).

Serão alcançados inicialmente 8.825 estudantes nesta primeira etapa. Até 2024, mais 139 escolas devem concluir o ciclo de implementação. Para auxiliar a equipe gestora das escolas, a Seed promove uma série de oficinas de formação e qualificação curricular.

Os componentes curriculares “Eletivas” e “Projeto de Vida”, que estão inseridos na parte flexível da nova matriz curricular na 1ª série do Ensino Médio e a ampliação da carga horária anual, que passou de 800 horas para mil horas, são algumas das mudanças do novo modelo de ensino, trazidas pela Lei 13.415 de 2017.

Documento curricular

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento de caráter normativo, que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Sua implementação ocorre em todo o Brasil.

Em Roraima, o DCRR foi construído à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC e é um instrumento estadual que direciona as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e a formação integral do aluno.

No Estado, o processo de implementação da BNCC e DCRR ocorre mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Seed e Undime-RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima).

Layse Menezes

 

 

Veja também

Topo