
Para facilitar o acesso e entendimento a dispositivos tecnológicos, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou na sessão desta quinta-feira, 25, o Projeto de Lei nº 130/2025, para instituir no Estado o Programa de Inclusão Digital para Pessoas Idosas, com idade a partir de 60 anos. A matéria seguirá para análise do Governo Estadual.
“Grande parte das pessoas idosas ainda enfrenta barreiras significativas para o acesso às novas tecnologias, dificultando a participação ativa na sociedade contemporânea e o acesso a direitos básicos, especialmente com a crescente digitalização dos serviços públicos e privados”, defendeu a autora do PL, a deputada Angela Águida Portella (União).

A proposta do programa é capacitar os idosos sobre o uso de computadores e celulares, assim como o funcionamento de redes sociais e acesso à internet. Desta maneira, busca promover a inclusão social e o bem-estar dessas pessoas, uma vez que, ao adquirirem o conhecimento adequado, terão mais autonomia para lidar com questões do cotidiano, como utilizar ferramentas de comunicação e realizar o agendamento de consultas, por exemplo.
Para implementar e futuramente ampliar o programa, o Estado poderá firmar parcerias com instituições públicas e privadas, como universidades, escolas técnicas e organizações.
