Quem paga a conta?: Caer realiza palestras para sensibilizar estudantes sobre uso consciente da água

Equipe do NMA vai desenvolver palestras entre os dias 27 a 31 de março, nos períodos da manhã e da tarde, nas escolas da rede pública. – Fotos: Ascom/Caer

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, o NMA (Núcleo de Meio Ambiente) da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) estará realizando palestras em 16 escolas da rede pública.

A parceria vai subsidiar as ações do “Uso e Reuso da Água na Escola. Quem paga a conta?”, projeto idealizado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), que foi apresentado nesta terça-feira, 14, aos gestores e parceiros na Escola Estadual Lobo D’Almada.

Com o tema “O Uso Sustentável da Água”, a equipe do NMA vai desenvolver palestras entre os dias 27 a 31 de março, nos períodos da manhã e da tarde, nas escolas da rede pública.

A diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elizângela Rodrigues Rodrigues, explicou que a Empresa mantém ações de sensibilização para o bom uso da água potável.

“Sabemos a importância que a água tem em nossa vida. É preciso despertar as pessoas para a preservação desse recurso natural essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida. A Caer como empresa fornecedora de água, busca fomentar dentro dos ambientes escolares a prática consciente do bom uso dos recursos hídricos, com ações e projetos que garantam a qualidade de vida das atuais e futuras gerações”, disse Elizângela.

“Buscamos essa parceria com a Caer por meio do Núcleo de Meio Ambiente, pois sabemos que a empresa é a principal detentora das informações sobre sobre o uso correto da água, podendo levar para dentro das escolas informações de forma mais detalhada com conhecimento específico para direcionar as atividades com mais precisão sobre o uso e reuso da água” explicou por Náiva Lima, chefe da Diab (Divisão de Educação Ambiental) da Seed.

Etapas

As escolas participantes são: Diva Alves de Lima, Gonçalves Dias, Ana Libória, Oswaldo Cruz, Monteiro Lobato, Dom José Nepote, Buriti, Vanda Pinto, Raimunda Nonato de Freitas, Coema Souto Maior Nogueira, Jesus Nazareno e os Colégios Estaduais Militarizados Carlo Casadio, Severino Cavalcante, Luiz Rittler de Lucena, Maria de Lourdes Neves e Fernando Grangeiro.

A primeira etapa, será de 20 a 24 de março, quando as equipes gestoras de cada escola organizarão o projeto no âmbito das instituições de ensino. Como parceira, a Caer também vai realizar palestras educativas sobre o tema.

A segunda etapa será na primeira quinzena de abril, quando haverá o acompanhamento da Diab junto às escolas e entrega da conta de água do mês de março para observação do consumo.

A terceira etapa ocorrerá na primeira quinzena de maio, com monitoramento da Diab e entrega da conta de água do mês de abril para observação do consumo.

A quarta e última etapa será na segunda quinzena de maio, quando ocorrerá o acompanhamento do consumo de água nas unidades de ensino, observação e verificação do consumo de todas as escolas envolvidas.

A data

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio de uma resolução, em 21 de fevereiro de 1993, no intuito de fomentar ações e iniciativas de sensibilização da população sobre a importância da água, recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Neuzelir Moreira

 

 

Veja também

Topo