Segurança no trânsito: ALE-RR sedia aula do curso de formação de alunos guardas de Bonfim e Pacaraima

Com apoio logístico do Poder Legislativo, eles fizeram uma blitz e distribuíram folhetos no Centro Cívico de Boa Vista. – Fotos: Alfredo Maia/Jader Souza | SupCom/ALE-RR

Na manhã desta segunda-feira, 29, 53 alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal dos municípios de Pacaraima e Bonfim participaram de uma aula teórica e uma blitz educativa sobre segurança no trânsito. As atividades foram ministradas pelo major Marques, adjunto da Casa Militar da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e instrutor do curso na disciplina de Legislação de Trânsito, no Plenarinho do Poder Legislativo.

O treinamento, com o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos futuros guardas municipais, abrange diversos temas relevantes para a sua atuação profissional, conforme explicou o instrutor.

Superintendente-geral da ALE-RR, Orlando Vagno

“Primeiro, realizamos um treinamento focado na parte de responsabilidade do guarda no trânsito, por meio de aulas teóricas. Em seguida, aplicamos os conhecimentos adquiridos em um treinamento na academia. Agora temos essa parte prática que, inclusive, faz parte da nota final da disciplina”, explicou o major Marques sobre a dinâmica da disciplina.

O superintendente-geral da ALE-RR, Orlando Vagno, deu boas-vindas aos aspirantes. Ele destacou que a união entre as diferentes forças de segurança é fundamental para o combate à criminalidade.

“Independentemente da instituição de segurança, seja guarda municipal ou policial federal, quando um bandido se depara com um agente, ele o vê como um representante da segurança pública. Por isso, precisamos da união de todas as forças. Parabéns aos novos guardas municipais e sejam bem-vindos à segurança pública! Mesmo sendo um caminho árduo, cada um de vocês tem um papel crucial a desempenhar dentro de sua área de atuação”, ressaltou Vagno.

Aluna Késsia Oliveira

Prática

Após esclarecerem as últimas dúvidas com o instrutor sobre os principais aspectos da fiscalização de trânsito, bem como quais itens são obrigatórios, os alunos colocaram em prática o que aprenderam em uma blitz educativa realizada no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa, e nas avenidas Consolata e Ville Roy.

A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de um comportamento responsável. Para isso, foram realizadas abordagens aleatórias e distribuídos panfletos contendo informações sobre as leis de trânsito, os riscos de dirigir sem cinto de segurança e a importância da documentação veicular em dia, entre outras orientações.

Aluno Samuel de Freitas

Para a aluna guarda Késsia Oliveira, de 21 anos, do município de Bonfim, a disciplina de Legislação de Trânsito é fundamental para sua formação.

“Como guardas municipais, vamos atuar no trânsito, em eventos e festas. Então o major nos trouxe para a Assembleia Legislativa hoje para colocar tudo isso em prática, como verificar o uso do cinto de segurança, a documentação do veículo e a habilitação do motorista. Tudo isso requer muita atenção da nossa parte”, explicou a jovem.

Já o aluno guarda Samuel de Freitas, de 26 anos, do município de Pacaraima, destacou a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre fiscalização de trânsito.

Instrutor de motoristas Paulo Afonso Hartmann

“Pela experiência do Exército, já trabalhava na fronteira, inclusive em Boa Vista. Mas na academia, trabalhamos cada vez mais em relação a pneus, veículos furtados e outras situações que não tinha no Exército. Aqui há uma maior delicadeza, uma revista mais minuciosa dos veículos, buscando a segurança da sociedade em contato mais direto com a população civil”, afirmou.

O instrutor de motoristas Paulo Afonso Hartmann elogiou a iniciativa da blitz e ressaltou a importância de ações como essa para a segurança no trânsito.

“Sempre são importantes essas ações. Elas não assustam ninguém, porque para quem anda de acordo com as leis, não há o que temer. Eu concordo sempre que tenha, que os motoristas parem, porque isso é sempre para o bem de todos”, concluiu.

Suellen Gurgel

Veja também

Topo