Estoque de sangue: Hemoraima distribuiu cerca de 2 mil hemocomponentes em março

Demanda atendeu a vários unidades hospitalares estaduais, além do Hospital da Criança. – Fotos: Ascom/Sesau

Somente em março deste ano, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) distribuiu 1.984 hemocomponentes, que são produtos gerados em serviços de hemoterapia através de técnicas de centrifugação que permitem o fracionamento da bolsa de sangue total, sendo divididos em concentrados de hemácias e plaquetas e também plasma fresco congelado e crioprecipitado.

Essa demanda atendeu a vários hospitais, dentre eles o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, o Hospital da Criança Santo Antônio e o Centro de Especialidades Médicas Dr. Alceste Madeira de Almeida.

Isso é resultado da alta demanda de cirurgias eletivas e de emergência no Estado, e por essa razão, semanalmente o Hemoraima solicita o comparecimento de doadores voluntários, especialmente aqueles que possuem tipagens negativas (A-, B-, AB- e O-).

“Hoje nosso estoque está bem baixo de A negativo e de O negativo, precisamos melhorar essa quantidade para que possamos estar distribuindo para todas as agências transfusional”, afirmou a psicóloga do setor de Captação de Doadores, Maria Madalena Menezes.

Reposição

A doação de reposição é um procedimento voluntário direcionado para atender a um paciente internado ou que se submeterá a uma cirurgia eletiva. Esses doadores geralmente são amigos ou familiares vinculados a um paciente internado que necessitará de transfusão imediata.

Em uma cirurgia eletiva é preciso da doação de pelo menos duas ou três pessoas para repor o sangue utilizado.

“É importante que a família se mobilize, divulgue, traga familiares e amigos, para que possamos estar sempre com o estoque reservado para atender tanto a demanda de cirurgias programadas [eletivas] como as cirurgias de urgência, que são os acidentes [em geral]”, pontuou a psicóloga.

O voluntário precisa direcionar a solicitação da doação de reposição na recepção do HGR, entregando o nome completo do paciente que fará a cirurgia. Após a doação, é necessário solicitar um atestado que deve ser entregue ao paciente internado na unidade hospitalar.

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.

Para doadores de primeira vez, o horário de funcionamento da unidade é das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo